Carlos Alberto Sousa regressa todos os anos ao mesmo local, em Santarém, para vender castanhas assadas. Entre Outubro e a primeira quinzena de Janeiro, se o estado do tempo o permitir, abre as portas da sua moto convertida em assador, no Largo Cândido dos Reis, e espera pelos clientes. “Negócio não está nada famoso, já foi melhor. Este ano a castanha falhou muito pela falta de chuva”, explica Carlos que por aqui se mantém desde que o W Shopping abriu, há 14 anos, no antigo Lago das Amoreiras.
Esta temporada trouxe como novidade a companhia da minúscula cadela Pipoca, com cinco meses de idade, uma presença e uma atracção que ajuda a passar o tempo. Com anos de experiencia na venda ambulante, após a época da castanha, Carlos vende também pipocas ou algodão doce em vários mercados e feiras do País, como Vila Franca de Xira, Pontinha, Golegã, Marinhais ou, mais perto, Almeirim, onde vende no mercado mensal de Outubro a Janeiro.
Carlos nasceu na aldeia do Couço, no concelho de Coruche, há 71 anos. Chegou a Santarém com quatro anos de idade e por aqui constituiu família. Militar veterano, tal como grande parte da sua geração, foi chamado ao Exército português, e combateu na Guiné-Bissau durante a guerra colonial que Portugal travou até 1974 nas suas antigas colónias africanas.
informações legais
A marca e o sítio estão protegidos por direito de cópia (© Copyright). A proveniência de textos, imagens, som, vídeos e outros conteúdos do sítio foram cedidos pelos seus proprietários de forma livre e legal. Consulte a política de privacidade.