As imagens mostram em sentido invertido o processo de desmantelamento de alguns dos equipamentos de produção da antiga fábrica de cerveja da UNICER, União Cervejeira, na zona industrial de Santarém. Os trabalhos decorreram ao longo de um ano, entre os primeiros meses de 2020 e o último mês de Março.
A produção de bebidas na fábrica terminou em Março de 2013, tendo ainda permanecido em funcionamento no local uma plataforma logística e de assistência técnica. Foram ainda construídos novos armazéns desde o encerramento.
Entre os trabalhadores da velha fábrica, ficou “uma dor de alma marcante ao vermos todo aquele património industrial destruído. Qualquer ex-funcionário que laborou nestas instalações pode dizer o mesmo quando passamos na EN 114”, garante um antigo técnico que ali trabalhou ao longo de “40 anos de dedicação. Num curto espaço de tempo, tudo desapareceu”, lamenta ainda o operário que “em 1974, auxiliei na instalação do gerador de vapor automático, na instalação da linha de enchimento e também no fabrico”, recorda.
informações legais
A marca e o sítio estão protegidos por direito de cópia (© Copyright). A proveniência de textos, imagens, som, vídeos e outros conteúdos do sítio foram cedidos pelos seus proprietários de forma livre e legal. Consulte a política de privacidade.