O Marquês Sá da Bandeira foi hoje, 6 de Janeiro, mais uma vez homenageando, em Santarém, na Praça onde nasceu e que hoje tem o seu nome, para além de uma estátua.
A cerimónia repete-se anualmente no Largo do Seminário, no dia que assinala a morte do General Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, ocorrida há 140 anos. Promovida pela Câmara Municipal de Santarém e pela Academia Militar de Lisboa, conta habitualmente com a presença de familiares do Marquês de Sá da Bandeira. Para além da evocação da personalidade, vida e obra do homenageado, inclui a deposição de flores junto da estátua do Marquês e uma romagem ao cemitério de Santarém, onde se encontra sepultado o militar.
Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo nasceu em Santarém, a 26 de Setembro de 1795. Grande impulsionador do ensino superior militar em Portugal, fundou a Escola do Exército, que antecedeu a Academia Militar. Comandou várias campanhas militares e perdeu o braço direito em combate.
Teve igualmente um papel importante enquanto estadista. Integrou vários governos, foi responsável pelas pastas da Marinha, da Guerra, da Fazenda ou dos Negócios Estrangeiros, tendo ocupado cinco vezes o cargo de presidente do Conselho de Ministros.
Foi ainda responsável pela introdução de reformas que levaram à abolição da escravatura e à proibição do trabalho forçado nas colónias ultramarinas portuguesas.
Morreu em Lisboa, em 1876. Em testamento, deixou instruções onde recusava honrarias e apenas manifestou o desejo que fosse realizado um funeral simples e que o seu corpo fosse transportado para a cidade de Santarém.
informações legais
A marca e o sítio estão protegidos por direito de cópia (© Copyright). A proveniência de textos, imagens, som, vídeos e outros conteúdos do sítio foram cedidos pelos seus proprietários de forma livre e legal. Consulte a política de privacidade.