Identifique-se / Registe-se
JÁ ESTOU REGISTADO

Introduza o seu username e password para se identificar na nossa página.
Username
Password
Recuperar password
Login
QUERO CRIAR UMA CONTA

Se ainda não tem uma conta criada, utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.
Nova conta
Dados de acesso inválidos
Não existe nenhuma conta registada que coincida com o USERNAME e a PASSWORD que introduziu.

Se não recorda a sua PASSWORD, utilize o link Recuperar password.

Se deseja registar-se, utilize o botão Nova conta.
Voltar
QUERO CRIAR UMA CONTA

Se ainda não tem uma conta criada, utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.
Nova conta
Recuperar password
ESQUECEU A SUA PASSWORD?

Se esqueceu a sua PASSWORD, indique o seu USERNAME ou o seu EMAIL e enviar-lhe-emos um email com os dados de acesso.
Usename / email
Login
Recuperar
QUERO CRIAR UMA CONTA

Se ainda não tem uma conta criada, utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.
Nova conta
Alterar password
Altere a sua password
Nova password
Confirme password
Fechar
Alterar
QUERO CRIAR UMA CONTA

Se ainda não tem uma conta criada, utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.
Nova conta
voltar Curtas
Santarém já não é candidata a Património Mundial
06-06-2016

A candidatura de Santarém a Património Mundial foi retirada da lista nacional apresentada junto da UNESCO, entidade responsável pela atribuição da classificação. Nem tudo está perdido, vestígios de dinossáurios deixados em Alcanede ainda podem valer uma distinção.

A saída de Santarém da Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial, foi divulgada na passada segunda-feira, 30 de Maio, pela Comissão Nacional da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Após um processo de actualização, iniciado no final de 2013, foi substituída a última lista datada de 2004. A UNESCO recomenda aos Estados que integram a Convenção do Património Mundial que indiquem uma nova lista de nomes a cada 10 anos.

A ideia de propor Santarém a Património da Humanidade surgiu na década de 1990, tendo sido apresentada uma primeira candidatura em 1996. O processo levou a um levantamento do património local como nunca tinha sido efectuado, e resultou na edição de diversas obras sobre a cidade que passaram a ser uma referência para a História local.

Focada no centro histórico, a primeira candidatura foi suspensa depois de não ter sido visto na cidade nada com "valor universal excepcional", segundo um técnico que passou por Santarém, em 2000, ao serviço do ICOMOS, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, entidade que emite pareceres junto da UNESCO.

Mais abrangente, após ter sido reformulado, o novo projecto de candidatura foi apresentado em 2001, passando a contemplar também a paisagem da lezíria e o rio Tejo. O Projecto Municipal Santarém a Património Mundial acabaria por ser extinto no ano seguinte.

A nova lista agora apresentada pela Comissão Nacional da UNESCO, organismo responsável pelo acompanhamento, em Portugal, da Convenção da UNESCO para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural, conta com 22 nomes. Inclui monumentos e locais como o Aqueduto das Águas Livres; a Baixa Pombalina de Lisboa; os caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela ou o Conjunto de Obras Arquitectónicas de Álvaro Siza em Portugal.

Apesar desta exclusão, o nome de Santarém poderá ainda constar entre os locais a serem classificados como património da humanidade. No concelho encontra-se, na freguesia de Alcanede, a jazida de Vale de Meios que integra os Icnitos de Dinossáurios da Península Ibérica, referência que inclui ainda os vestígios deixados na Pedreira do Galinha, hoje conhecida como Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios Ourém/Torres Novas, ou na Pedra da Mua, no Cabo Espichel, em Sesimbra.

[ pub ]

subscreva a nossa newsletter

Receba no seu email, informações que o vão deixar apaixonado por Santarém!

visite a nossa loja

clique aqui

acessos úteis

clique aqui

porque gostamos de santarém

informações legais

A marca e o sítio estão protegidos por direito de cópia (© Copyright). A proveniência de textos, imagens, som, vídeos e outros conteúdos do sítio foram cedidos pelos seus proprietários de forma livre e legal. Consulte a política de privacidade.