Identifique-se / Registe-se
JÁ ESTOU REGISTADO

Introduza o seu username e password para se identificar na nossa página.
Username
Password
Recuperar password
Login
QUERO CRIAR UMA CONTA

Se ainda não tem uma conta criada, utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.
Nova conta
Dados de acesso inválidos
Não existe nenhuma conta registada que coincida com o USERNAME e a PASSWORD que introduziu.

Se não recorda a sua PASSWORD, utilize o link Recuperar password.

Se deseja registar-se, utilize o botão Nova conta.
Voltar
QUERO CRIAR UMA CONTA

Se ainda não tem uma conta criada, utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.
Nova conta
Recuperar password
ESQUECEU A SUA PASSWORD?

Se esqueceu a sua PASSWORD, indique o seu USERNAME ou o seu EMAIL e enviar-lhe-emos um email com os dados de acesso.
Usename / email
Login
Recuperar
QUERO CRIAR UMA CONTA

Se ainda não tem uma conta criada, utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.
Nova conta
Alterar password
Altere a sua password
Nova password
Confirme password
Fechar
Alterar
QUERO CRIAR UMA CONTA

Se ainda não tem uma conta criada, utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.
Nova conta
voltar Novas
Dias tóxicos e mortais na Barragem de Magos em Salvaterra
06-09-2015

A Barragem de Magos, no concelho de Salvaterra de Magos, vive dias perigosamente tóxicos e mortais. As fotos de Ana Filipa Scarpa, captadas a 30 de Agosto, mostram bem o estado de poluição que tem contaminado esta pequena albufeira, em tempos um local de obrigatória romaria para qualquer família das redondezas.

Para além da seca que afecta o território nacional, e do calor que potencia a profiferação de algas, “os dejectos de suínos são uma realidade que pode ser vista e investigada na parte sul da albufeira”, denunciou no passado dia 5 de Setembro, o jornalista José Peixe, responsável pela página Notícias de Salvaterra. “Existem peixes mortos nas margens. E a água cheira mal e tem uma cor verde nojenta. O pior de tudo. As pessoas continuam a pescar neste esgoto a céu aberto.”, acrescenta.

As imagens de José Peixe, registadas na passada sexta-feira, dia 4 de Setembro, testemunham igualmente "uma calamidade e uma catástrofe ambiental sem precedentes", que, apesar das semelhanças, não foram obtidas no "Sertão, nem Nordeste brasileiro", mas naquela que "foi a praia da minha adolescência", recorda.

ACTUALIZAÇÃO | 9 de Setembro 

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos divulgou ontem, 8 de Setembro, um comunicado onde diz ter procedido a uma “verificação “in loco” da situação, agravada pela escassez de água” na Barragem de Magos.

Como resultado, a autarquia contactou a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia, proprietária da Albufeira de Magos, alertando “para o estado da água e do espaço envolvente”.

O município informou ainda a Agência Portuguesa do Ambiente, “enquanto Autoridade Nacional da Água e da Segurança das Barragens e a quem compete nomeadamente, assegurar a protecção, o planeamento e o ordenamento dos recursos hídricos”.

Da mesma forma, foi também “dado conhecimento ao Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA/GNR), a quem cabe zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes a conservação e protecção da natureza e do meio ambiente, dos recursos hídricos, dos solos e da riqueza cinegética, piscícola, florestal ou outra, previstas na legislação ambiental, bem como investigar e reprimir os respectivos ilícitos”, diz o mesmo texto.

Por último, acrescenta, que, “perante as competências da Câmara Municipal, cabe-nos o dever de alertar e pressionar os responsáveis pela gestão e fiscalização para que prestem os esclarecimentos necessários, em tempo útil”.

[ pub ]

subscreva a nossa newsletter

Receba no seu email, informações que o vão deixar apaixonado por Santarém!

visite a nossa loja

clique aqui

acessos úteis

clique aqui

porque gostamos de santarém

informações legais

A marca e o sítio estão protegidos por direito de cópia (© Copyright). A proveniência de textos, imagens, som, vídeos e outros conteúdos do sítio foram cedidos pelos seus proprietários de forma livre e legal. Consulte a política de privacidade.